Lar de 3ª Idade Alojamento Geriatrico Casa de Repouso Lar de Idosos Residencia Senior Lar para 3ª Idade Casa de Saude Geriatria Pessoas em Situação de Dependencia Serviços de Apoio Psicologico Prestação de Cuidados Clinicos Centrado no Idoso
     

Fisioterapia

Geriátrica / Reabilitação

Envelhecer faz parte da vida, mas nem sempre é fácil se adaptar às mudanças trazidas por essa nova fase. A prática da fisioterapia nos idosos "Fisioterapia Geriátrica", ajuda na sua reabilitação e autonomia proporcionando uma maior qualidade de vida nessa fase tão importante.
Com a prática da Fisioterapia Geriátrica,  é possível promover mais autonomia no idoso, fortalecendo o corpo e trabalhando para melhorar a sua coordenação, equilíbrio e na diminuição do incómodo causado pelas dores.

         
         
   

MELHORA O EQUILÍBRIO

 

AUXILIO NA COORDENAÇÃO

 

RECUPERAÇÃO DA FLEXIBILIDADE

Com o passar dos anos é comum sentir-se uma diminuição dos reflexos e do equilíbrio corporal, o que pode representar grandes perigos na terceira idade. As quedas são um risco muito comum e podem ter como consequência lesões mais graves e fracturas, tornando a recuperação mais lenta e dolorosa.
A fisioterapia geriátrica é uma óptima aliada neste ponto, uma vez que trabalha tanto na reabilitação do equilíbrio como nos reflexos, diminuindo assim os riscos de queda. O exercício para além de essencial para garantir a autonomia, também contribui para que os idosos possam deslocar-se sozinhos e em segurança sem grandes dificuldades.

 

 

 

Outro factor importante a ser trabalhado para restabelecer o equilíbrio e melhorar os reflexos é a coordenação, que pode ser afectada pelo processo natural de envelhecimento ou ainda por alguma doença como o Parkinson. A falta de coordenação pode dificultar a realização de pequenas tarefas do dia-a-dia, como segurar talheres ou vestir-se, comprometendo directamente a independência dos idosos por isso, fisioterapia geriátrica, torna-se uma ferramenta indispensável.
Ao trabalhar a autonomia e devolver a coordenação para a realização dessas tarefas, os exercícios contribuem para uma melhoria na qualidade de vida, cuidando não apenas da saúde física, mas também da saúde mental: com mais independência, o idoso consegue passar por essa fase com mais tranquilidade, sentindo menos o impacto das alterações trazidas pela idade.


 

 

A preservação da musculatura e das articulações é essencial para garantir uma boa mobilidade no idoso. Para trabalhar este ponto, a fisioterapia geriátrica foca-se nos alongamentos e outros exercícios para o fortalecimento dentro das possibilidades de cada idoso.
É muito importante respeitar os limites de cada um, por isso o acompanhamento de um profissional especializado é indispensável, só ele tem o conhecimento necessário para indicar os melhores exercícios e assim atingir os melhores resultados. Esse trabalho na fisioterapia geriátrica funciona para preservar a flexibilidade e até recuperá-la, retomando a autonomia e garantindo uma terceira idade mais saudável e tranquila.

         
   

AJUDA NO TRATAMENTO DE PATOLOGIAS

 

PROMOVE INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA

 

FORTALECIMENTO MUSCULAR

A fisioterapia geriátrica é muito indicada como complemento no tratamento de diversas patologias como artrite, artrose, recuperação de fracturas, dores musculares e outras. Nesses casos, o exercício físico é essencial para a recuperação do corpo e faz toda a diferença no processo de reabilitação e melhoria da qualidade de vida.
Temos que ter sempre presente, que os exercícios são apenas uma ajuda extra, o médico pode receitar fármacos e outros tratamentos para cuidar da patologia e obter melhores resultados.
A fisioterapia vai potencializar esses resultados e contribuir para uma recuperação mais rápida, assim como para a diminuição do desconforto causado pelas dores.


 

 

A reabilitação da autonomia e da independência no idoso é de extrema importância, uma vez que terceira idade exige diversas adaptações e a perda dessas condições pode gerar diversas consequências, inclusive impactos na saúde mental como depressão e ansiedade.
Para evitar esses problemas e proporcionar uma adaptação mais tranquila ao idoso, a fisioterapia traz exercícios diários capazes de manter o máximo possível da autonomia através do fortalecimento e da preservação do equilíbrio, permitindo que o idoso seja capaz de realizar diversas actividades diárias sem precisar de ajuda.
Pequenas adaptações na casa, como a instalação de barras de apoio no WC, vão ajudar muito também no dia-a-dia do idoso, contribuindo ainda mais para a sua independência. 


 

 

A fisioterapia nos idosos também é uma excelente ferramenta para o fortalecimento muscular, sendo este um dos principais objectivos dos exercícios. Promover a recuperação motora e preservar o máximo da força para que a resistência seja estimulada, respeitando sempre os limites de cada um.
Todos estes factores, contribuem para diminuir os riscos de quedas e lesões mais graves provocadas por elas. Com o corpo mais resistente, a recuperação de lesões e patologias torna-se um processo mais rápido e tranquilo para o idoso.

 

         
   

REDUÇÃO DAS DORES

 

AUMENTO DA CAPACIDADE COGNITIVA

      MELHORA A AUTO-ESTIMA

Os exercícios da fisioterapia geriátrica, para além de acelerarem a recuperação, também ajudam na diminuição das dores em casos de artrite, artrose e outras doenças comuns na terceira idade.
Essas dores podem interferir directamente na realização das actividades do dia, podendo mesmo levar ao aumento da ingestão de fármacos para controlar o mal-estar, reduzindo o bem-estar e a qualidade de vida do idoso.
A fisioterapia geriátrica torna-se um complemento essencial para o fortalecimento dos músculos conseguindo uma vida mais saudável e livre de dores.


 

 

Na terceira idade os esquecimentos são comuns, mas fazendo pequenas actividades para exercitar a capacidade cognitiva no dia-a-dia podem fazer toda a diferença na preservação da memória.
Estimular a leitura, fazer jogos de tabuleiro ou fazer umas simples palavras cruzadas, ou quebra-cabeças já é suficiente para de trabalhar o cérebro.

 

São muitos os factores que afectam a auto-estima do idoso. Mudanças na rotina, limitações físicas e a solidão são algumas delas.
As mudanças físicas não se reflectem apenas no espelho, mas também na dificuldade de desempenhar as tarefas do dia-a-dia que têm um grande impacto na sua autonomia. Depender dos outros é um dos principais motivos da perda da auto-estima, assim como como o isolamento social e problemas como esquecimento e quedas.
O aumento da auto-estima vai promover satisfação pessoal, motivação, saúde e bem-estar no idoso, diminuindo o risco de depressão, que é bastante frequente nesta faixa etária. Ela vaia também melhorar a sua independência e socialização. Uma vida mais activa só vai trazer benefícios ao idoso.
A fisioterapia geriátrica, é um factor muito importante para melhor a auto-estima e a qualidade de vida do idoso. A sua prática de vai libertar hormonas que promovem a sensação de prazer e bem-estar garantindo mais segurança ao idoso, reduzindo as mudanças biológicas do envelhecimento, a fragilidade e a vulnerabilidade. O aumento da sua qualidade de vida está directamente relacionado com o seu humor e a sua auto-estima.

 

             
ALOJAMENTO GERIÁTRICO   CENTRADO NO IDOSO - SEDE  

 

RUA 1º DE DEZEMBRO Nº 9   AVENIDA DIOGO CÃO Nº 19-B   CENTRADONOIDOSO@GMAIL.COM  
BAIRRO DA MILHARADA   INFANTADO      
2670-536 LOURES   2670-327 LOURES  

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

           
TELEFONE: 911 762 648   TELEFONE: 214 039 648  

 
CHAMADA PARA A A REDE MÓVEL NACIONAL   CHAMADA PARA A A REDE FIXA NACIONAL    

CENTRADO NO IDOSO © 2023

MAPA DO SITE

powered by cismeios