A Centrado no Idoso é especializada nas áreas dos Cuidados Continuados, Reabilitação e Demências.  Dispomos para o efeito de uma equipa de profissionais especializados para receber utentes de diferentes faixas etárias, com diferentes tipos de patologias.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
CUIDADOS CONTINUADOS
Â
REABILITAÇÃO
Â
SERVIÇOS MÉDICOS E DE ENFERMAGEM
Para algumas pessoas com doença crónica ou outra situação que as torne dependentes, ficar em casa sozinho ou com os familiares pode não ser uma opção. A necessidade de cuidados e equipamento especializados pode ser uma realidade temporária ou a tempo inteiro.
Os Cuidados Continuados pretendem promover o conforto, a dignidade e a qualidade de vida dos doentes e das suas famÃlias, centrando-se nas suas necessidades fÃsicas, psicossociais e espirituais. São cuidados de convalescença, recuperação e reintegração de doentes crónicos e pessoas em situação de dependência.
Estes cuidados de saúde e apoio social visam a recuperação global, promovendo a autonomia e melhorando a funcionalidade da pessoa dependente, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.
A nossa competência, prestação humanizada e condições de conforto contribuem para a dignidade e o bem-estar diário dos nossos pacientes. São destinados a todos os cidadãos que deles necessitem, nomeadamente pessoas com doença crónica, doença incurável e em estado avançado e em fase final de vida, pessoas de todas as idades com dependência funcional.
Â
Â
Â
Actuamos na recuperação, reeducação e prevenção de incapacidades originadas por disfunções fÃsicas do foro funcional cardiovascular, neurológico, respiratório, músculo-esquelético e disfunções psÃquicas que originam a redução da mobilidade e a função do corpo, impossibilitando o paciente de realizar as actividades da vida diária de uma forma normal.
A nossa intervenção centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo. Utilizando modalidades educativas e terapêuticas especÃficas, com base, essencialmente, no movimento, nas técnicas manipulativas e em meios fÃsicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar indivÃduos com disfunções com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.
Â
Apostamos na proximidade da nossa equipa com os nossos pacientes sobretudo pela identificação, tão rápida quanto possÃvel, dos seus problemas de saúde.
Na Centrado no Idoso, garantimos a competência e experiência necessárias para satisfazer as necessidades identificadas, quer em cuidados pontuais, quer em cuidados continuados de reabilitação, cuidados geriátricos e cuidados paliativos.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
DEMÊNCIAS: ALZHEIMER
Â
DEMÊNCIAS: PARKINSON
Â
Â
A demência é uma sÃndrome resultante do declÃnio progressivo da capacidade intelectual do indivÃduo. Caracteriza-se pela perda da capacidade de memorizar e resolver problemas do dia a dia, interferindo com os seus relacionamentos e atividades.Â
Na Centrado no Idoso, funcionamos com uma equipa multidisciplinar, que proporciona um acompanhamento global, visando a manutenção da autonomia, através da estimulação e reabilitação das capacidades cognitivas, fÃsicas e psicomotoras.
Cada residente é um caso particular, a sua reabilitação é feita consoante o nÃvel evolutivo da doença. Este processo inclui uma intervenção ao nÃvel cognitivo, prevenindo ou minorando o declÃnio das funções nervosas superiores, como o raciocÃnio, a linguagem e a memória.
Com a Estimulação Cognitiva pretende-se melhorar o desempenho nas atividades da vida diária, estimular/recuperar funções cognitivas como atenção, concentração, memória, linguagem e maximizar as funções cognitivas menos afetadas, melhorando a qualidade de vida do residente.
Â
Â
Os principais sintomas da doença são tremores involuntários nas mãos, rigidez muscular e lentidão de movimentos. O quadro verifica-se quando a pessoa está em repouso, mais cansada e mais ansiosa.
Cada doente vive os seus sintomas de forma diferente. Na Centrado no Idoso a nossa preocupação é prestar um serviço personalizado adaptado a cada pessoa e cada caso. Estes cuidadostêm por base cuidados de apoio e conforto que, em conjunto motivam e potenciam a manutenção da independência do doente por mais tempo.
Os doentes de Parkinson são mentalmente ativos, mas à medida que a doença progride, o doente demora mais tempo a realizar tarefas simples como tomar banho, vestir-se, andar, cozinhar ou escrever. Em fases avançadas pode mesmo ficar comprometida a deglutição, o controlo de movimentos e a capacidade de comunicar.
Orientar e apoiar na higiene, nos cuidados pessoais, no vestir e na locomoção são as tarefas mais regulares do cuidador para que possam facilitar o dia a dia de cada paciente.
Â
Â
Â
Â